12 a 20 DE MAIO. SEMANA DA ENFERMAGEM

Secretaria Municipal de Saúde 13/05/2019

12 de Maio. Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro.

A origem.

Uma lâmpada. Este foi o instrumento que Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna, utilizava durante a noite para ajudar no tratamento dos feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia (1850). Nightingale é criadora da moderna enfermagem tendo fundado a primeira Escola de Enfermagem no mundo na Inglaterra (1860).

O dia 12 de maio, data do nascimento de Florence Nightingale, é comemorado mundialmente o Dia Internacional da Enfermagem, em homenagem aos méritos reconhecidos pelos cuidados que dispensava, inclusive durante toda a noite, utilizando uma lâmpada para chegar até cada um dos pacientes feridos na guerra, de forma incansável e com dedicação extrema.

No Brasil, a data somente passou a ser comemorada em 1938, no governo do então presidente, Getúlio Vargas.

Cabe-nos também relembrar nesta data a pioneira em terras brasileiras que tão bravamente lutou pela profissão: a baiana Ana Justina Ferreira Néri, a Ana Néri, que assim como Florence Nightingale, ambas romperam preconceitos e barreiras de suas épocas colocando as suas vidas ao serviço da vida do próximo.

A luta e dedicação as atividades cotidianas de cada Enfermeiro aos serviços de saúde são atributos destes profissionais que muitas vezes abnegam suas próprias vidas em obediência não só a pratica da profissão, mas de uma escolha, uma missão.

20 de Maio. Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

Instituído a partir da Resolução nº 294, de 15 de outubro de 2004, pelo Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, a data de 20 de maio é destinada as comemorações ao Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem, encerrando as celebrações da Semana da Enfermagem que começa em 12 de maio e finda em 20 de maio.

Estes profissionais são muito importantes para a prestação de serviços no âmbito da saúde, pois os mesmos estão presentes desde o planejamento das atividades que envolvem a assistência ao paciente, como também participam com dedicação na prevenção e na execução de programas de assistência à saúde. Integram as equipes de saúde auxiliando médicos e enfermeiros no preparo do paciente, ministrando medicamentos, aplicando vacinas, fazendo curativos, colhendo material para exames laboratoriais, executando atividades de desinfecção e esterilização, dentre tantas outras que são de suas responsabilidades cotidianas.

O Município de Campo Novo do Parecis através da Secretaria Municipal de Saúde parabeniza a todos os seus profissionais da enfermagem, desejando-lhes que em todos os seus dias haja novidade de vida na vida.

 

 

 

Imagens/créditos: engemed.med.br/ms.corens.portalcofen.com/41a.net

Fonte pesquisa: www.calendarr.com.

Imagens Relacionadas