DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE

Secretaria Municipal de Saúde 29/01/2019

A hanseníase, conhecida antigamente como Lepra, é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Possui como agente etiológico o Micobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.

 

O “Janeiro Roxo” tem por objetivo trazer para as pessoas o conhecimento sobre a doença, bem como alertar a população da importância do tratamento, ressaltando que é necessário o cuidado o ano todo para que seja possível o combate à hanseníase.

 

No ano de 2009 foi sancionada a Lei Federal nº 12.135 que destinou o último domingo do mês de janeiro como o Dia Nacional do Combate e Prevenção a Hanseníase.

 

Visando maior conhecimento da doença durante o mês de janeiro as equipes das Unidades de Saúde da Família estiveram realizando estudos voltados ao combate e prevenção da hanseníase, tendo por objetivo estabelecer diretrizes para a vigilância da hanseníase na saúde pública municipal.

 

Como prevenção e aprofundamento do conhecimento sobre a doença, no dia 22 de fevereiro todos os profissionais de saúde que prestam assistência nas Unidades de Saúde, participarão de capacitação com uma médica Hansenóloga, referência estadual no tratamento de pacientes portadores de Hanseníase.

 

 

Imagens Relacionadas