20 DE JANEIRO – DIA DO FARMACÊUTICO

Secretaria Municipal de Saúde 24/01/2019

O dia 20 de janeiro é reservado para as comemorações e homenagens a um grupo de profissional muito importante para o cuidado da saúde das pessoas: o Farmacêutico.

 

Para homenagearmos esse profissional, indispensável no desenvolvimento das atividades de farmácia, falaremos um pouco sobre a importância do farmacêutico na promoção da saúde da população.

 

O Conselho Federal de Farmácia é a entidade que disciplina e regulamenta o exercício da profissão farmacêutica, baseada na Lei 3.820 de 11 de novembro de 1960.

 

O Conselho Federal de Farmácia também destaca que a assistência farmacêutica é um conjunto de ações que visam à promoção, a proteção e a recuperação da saúde tanto em estabelecimentos públicos quanto privados, ações estas desempenhadas pelo profissional ou que estejam sob sua supervisão (CFF, 2001).

 

A Lei nº 5.991/1973 passou a exigir que o profissional farmacêutico seja o responsável técnico pelas farmácias municipais no Brasil. A Lei nº 13.021/2014 traz a obrigatoriedade para os estabelecimentos que dispensam medicamentos terem a presença do farmacêutico para assumir a responsabilidade técnica para os serviços, mudando, portanto, o conceito de farmácia no Brasil, uma vez que deixam de ser apenas estabelecimentos comerciais para se transformarem em unidades de prestação de assistência farmacêutica, à saúde e orientação sanitária individual e coletiva.

 

Contudo, somente no ano de 2013, o Conselho Federal de Farmácia publicou a Resolução nº 578 regulamentando as atribuições técnico-gerenciais do farmacêutico na saúde pública.

 

No atendimento à saúde pública o farmacêutico tem um papel importante e indispensável, pois cabe a ele a dispensação de medicamentos, a orientação/atendimento aos pacientes, o planejamento, organização do setor sob sua responsabilidade, a racionalização quanto o uso dos medicamentos, a padronização das condutas terapêuticas, bem como a facilitação do fluxo de informações entre a farmácia e o usuário com fins de evitar perdas.

 

Sintetizando, o farmacêutico tem um papel muito importante em seu local de trabalho, não sendo apenas um profissional que fornece ao paciente o medicamento, mas que também se preocupa, orienta e cuida, pois ele tem sua responsabilidade social junto aos pacientes e a sociedade.

 

Em Campo Novo do Parecis a Saúde Pública Municipal possui duas unidades de farmácia pública, sendo uma no Centro de Saúde e outra na Unidade de Saúde da Família Jardim das Palmeiras. Tem em seu quadro três profissionais Farmacêuticos prestando serviços à população.

 

A Secretaria Municipal de Saúde parabeniza a todos os profissionais Farmacêuticos pelas conquistas e por importante data.

 

 Créditos imagem: farmacotécnica

 

Imagens Relacionadas